Quando se fala de intertextualidade na música, pensamos quase que imediatamente na sua letra. Porém podemos encontrar elementos intertextuais na sua harmonia e efeitos sonoros. Tais elementos pode fazer referência a uma obra literária, jargões populares (letra), a outra música, estilo musical e até a situações contidas nas letras (harmonia ou efeitos). A intertextualidade não se prende só à música propriamente dita, mas também pode está no título de um álbum ou na capa e encarte do mesmo. A seguir veremos exemplos que certamente nos esclarecerá os conceitos citados.
1) ELEMENTO INTERTEXTUAIS NAS LETRAS DAS MÚSICAS
Através da letra podemos usar tipos como citação, paráfrase, alusão histórica e paródia.
1.1 - Citação.
Monte Castelo
Ainda que eu falasse\A língua dos homens\E falasse a língua dos anjos\Sem amor eu nada seria.
É só o amor! É só o amor\Que conhece o que é verdade.\O amor é bom, não quer o mal\Não sente inveja ou se envaidece.
O amor é o fogo que arde sem se ver\É ferida que dói e não se sente\É um contentamento descontente\É dor que desatina sem doer\Ainda que eu falasse\A língua dos homens\E falasse a língua dos anjos\Sem amor eu nada seria\É um não querer mais que bem querer\É solitário andar por entre a gente\É um não contentar-se de contente\É cuidar que se ganha em se perder\É um estar-se preso por vontade\É servir a quem vence, o vencedor\É um ter com quem nos mata a lealdade\Tão contrário a si é o mesmo amor.
(Amor é fogo que arde sem se ver, Luis Vaz de Camões)
Como Visto Acima, Renato Russo fez uso de duas obras na sua música: Uma religiosa e outra Literária. Notem que a primeira citação São Paulo nos fala sobre o amor (ágape) e na segunda, Camões nos trás a ideia de amor (eros). No entanto, Renato conseguiu juntar tais texto de maneira coerente e conseguiu levar a mensagem de "amor" à juventude da época que vivia um momento conturbado.
1.2 - Paráfrase
Exemplo de paráfrase é a letra da música "admirável mundo novo" de Pitty que fala sobre o mesmo tema do Livro "admirável mundo novo" de Aldous Huxley. Ambos são uma crítica ao conformismo da população diante os ditames de uma classe dominante.
"Pane no sistema, alguém me desconfigurou\Aonde estão meus olhos de robô?\Eu não sabia, eu não tinha percebido\Eu sempre achei que era vivo\Parafuso e fluído em lugar de articulação\Até achava que aqui batia um coração\Nada é orgânico, é tudo programado\E eu achando que tinha me libertado\Mas lá vem eles novamente\E eu sei o que vão fazer:\Reinstalar o sistema\Pense, fale, compre, beba\Leia, vote, não se esqueça\Use, seja, ouça, diga\Tenha, morre, gaste e viva."
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Como já citado, Huxley profetizou em Admirável Mundo Novo, uma civilização de excessiva ordem onde todos os homens eram controlados desde a geração por um sistema que aliava controle genético (predestinação) a condicionamento mental, o que os tornava dominados pelo sistema em prol de uma aparente harmonia na sociedade. Não havia espaço para questionamentos ou dúvidas, nem para os conflitos, pois até os desejos e ansiedades eram controlados quimicamente pelo "Soma", sempre no sentido de preservar a ordem dominante.
1.3 - Alusão histórica
Um exemplo de alusão histórica é a música "Apesar de você" de Chico Buarque de Holanda. Essa música fala, como veremos abaixo, sobre o regime opressor na época da Ditadura Militar instalada no Brasil entre 1964 a 1985.
Apesar De Você
(Chico Buarque)
"Amanhã vai ser outro dia\Hoje você é quem manda\Falou, tá falado\Não tem discussão, não\A minha gente hoje anda\Falando de lado e olhando pro chão\Viu?\Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar\Toda escuridão\Você que inventou o pecado\Esqueceu-se de inventar o perdão\Apesar de você\Amanhã há de ser outro dia\Eu pergunto a você onde vai se esconder\Da enorme euforia?\Como vai proibir\Quando o galo insistir em cantar?\Água nova brotando\E a gente se amando sem parar..."
1.4 - Paródia
Talvez o "caceta e planeta", programa da globo, seja quem mais usa esse exemplo nas mídias.
Abaixo um vídeo além de instrutivo, muito divertido:
Aqui a música original cantada por Maria Rita:
Exemplo de paráfrase é a letra da música "admirável mundo novo" de Pitty que fala sobre o mesmo tema do Livro "admirável mundo novo" de Aldous Huxley. Ambos são uma crítica ao conformismo da população diante os ditames de uma classe dominante.
ADMIRÁVEL CHIP NOVO
"Pane no sistema, alguém me desconfigurou\Aonde estão meus olhos de robô?\Eu não sabia, eu não tinha percebido\Eu sempre achei que era vivo\Parafuso e fluído em lugar de articulação\Até achava que aqui batia um coração\Nada é orgânico, é tudo programado\E eu achando que tinha me libertado\Mas lá vem eles novamente\E eu sei o que vão fazer:\Reinstalar o sistema\Pense, fale, compre, beba\Leia, vote, não se esqueça\Use, seja, ouça, diga\Tenha, morre, gaste e viva."
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Como já citado, Huxley profetizou em Admirável Mundo Novo, uma civilização de excessiva ordem onde todos os homens eram controlados desde a geração por um sistema que aliava controle genético (predestinação) a condicionamento mental, o que os tornava dominados pelo sistema em prol de uma aparente harmonia na sociedade. Não havia espaço para questionamentos ou dúvidas, nem para os conflitos, pois até os desejos e ansiedades eram controlados quimicamente pelo "Soma", sempre no sentido de preservar a ordem dominante.
1.3 - Alusão histórica
Um exemplo de alusão histórica é a música "Apesar de você" de Chico Buarque de Holanda. Essa música fala, como veremos abaixo, sobre o regime opressor na época da Ditadura Militar instalada no Brasil entre 1964 a 1985.
Apesar De Você
(Chico Buarque)
Inventou de inventar\Toda escuridão\Você que inventou o pecado\Esqueceu-se de inventar o perdão\Apesar de você\Amanhã há de ser outro dia\Eu pergunto a você onde vai se esconder\Da enorme euforia?\Como vai proibir\Quando o galo insistir em cantar?\Água nova brotando\E a gente se amando sem parar..."
1.4 - Paródia
Talvez o "caceta e planeta", programa da globo, seja quem mais usa esse exemplo nas mídias.
Abaixo um vídeo além de instrutivo, muito divertido:
Aqui a música original cantada por Maria Rita:
Pela formação harmônica temos um caso que repercutiu bastante por se tratar de um plágio, a apropriação sem autorização do autor, nesse caso com a banda de pagode baiana Parangolé que copiou uma parte da música "Nova Era" da banda Angra. Abaixo o vídeo, é fácil até para um leigo notar a semelhança.
Como exemplo de intertextualidade através dos efeitos sonoros temos a música S.O.S de Raul Seixas na Versão cantada por Zé Ramalho. Na introdução e durante algumas partes da música ouvimos sons que parecem ser de um disco voador ou gerado por um extra-terrestre, até o próprio timbre da guitarra nos remete a esse tema "interplanetário". Essa questão do E.T ou "o moço do disco voador" é o tema central na letra de Raul:
"Oh! Oh! Oh! Seu Moço do Disco Voador\Me leve com você\Prá onde você for\Oh! Oh! Oh! Seu Moço!
Mas não me deixe aqui\Enquanto eu sei que tem\Tanta estrela por aí...\Andei rezando para Tótens e Jesus\ Jamais olhei pr'o céu\Meu Disco Voador além..."
3)Elementos intertextuais no título da música
Poderíamos regressar e nos ater apenas ao primeiro exemplo da música de Renato Russo que o Título "Monte Castelo" que é uma alusão histórica à BATALHA DE MONTE CASTELO da Segunda Gerra Mundial que teve a participação da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Notemos um paradoxo entre o título (uma batalha) e a letra (sobre amor) que faz com que a receptor reflita sobre Guerra, ódio, paz e amor. Isto só se dá graças aos elementos da intertextualidade e a música de Pitty visivelmente interrelacionado com o livro Huxley . No entanto vamos ver outro exemplo:
SEM VOCÊ ( Tom Jobim e Vinicius) e SEM VOCÊ II (Chico Buarque)
No entanto se os títulos são quase idênticos a letra não o é, e essa a intenção de Chico ao nomeá-la pelo mesmo nome, criar uma canção que retrate aquele sofrimento que não diga "O mundo é triste sem você" e sim "sem você o tempo é todo meu, posso até ver o futebol". Além dessa retomada foi uma maneria de homenagear Tom que fora, como o mesmo diz, que o ensinou a compôr.
SEM VOCÊ ( Tom Jobim e Vinicius) e SEM VOCÊ II (Chico Buarque)
No entanto se os títulos são quase idênticos a letra não o é, e essa a intenção de Chico ao nomeá-la pelo mesmo nome, criar uma canção que retrate aquele sofrimento que não diga "O mundo é triste sem você" e sim "sem você o tempo é todo meu, posso até ver o futebol". Além dessa retomada foi uma maneria de homenagear Tom que fora, como o mesmo diz, que o ensinou a compôr.
4)Elementos intertextuais na capa encarte de um álbum
Sobre este não me cabe falar muito, logo partiremos para as imagens.