Na Tv

Pastiche                                                                                        


Pastiche do "caceta e planeta" do série crepúsculo.






TROPA DE ELITE


BOFE DE ELITE




Mas, nem só de pastiche vive a televisão brasileira!!! 


Podemos também destacar os elementos intertextuais entre as novelas.
vejamos:

Em uma recente cena de "Ti-Ti-Ti", as personagens Jaqueline e Suzana - vividas por Claudia Raia e Malu Mader - fizeram as pazes cantando animadamente a música tema de abertura da novela "Fera Radical", de 1988, em que Malu vivia a protagonista. É que Jaqueline, por ciúmes, não gostava de Suzana e vivia chamando a suposta rival de "fera radical", numa referência à novela que fez muito sucesso nos anos 80

Fonte: Guiadasemana


Esses elementos não são novidade na televisão.




Em "Guerra dos Sexos" (1983) - sucesso da sete horas de Silvio de Abreu - Nieta (Yara Amaral) era uma noveleira de carteirinha e via nos personagens de Tarcísio Meira e Paulo Autran semelhança com papéis que os atores viveram em outras novelas. Numa cena com Autran, Nieta diz achá-lo muito parecido com Baldaracci de "Pai Herói" (1979). Ela também achava Felipe (Tarcísio) muito parecido com aquele ator... o Tarcísio Meira! Em outra seqüência, a personagem diz que não quer perder a estreia da nova novela de Janete Clair - "Eu Prometo" - que acontecia naquela noite. O ápice foi quando Nieta armou uma situação inspirada num plano maquiavélico da vilã vivida por Tereza Rachel na novela das oito, "Louco Amor". Como deu tudo errado no final, Nieta exclamou "Mas não entendo, funcionou com a Tereza Rachel na novela!".






Além desse elementos podemos observar as intertextualidades nas aberturas 


A abertura de "Locomotivas" (1977) - em que uma modelo é preparada por um cabeleireiro e um maquiador - foi refeita em "Ti-Ti-Ti". As modelos interpretadas por Mayana Neiva e Thaila Ayala eram penteadas e maquiadas tal qual as imagens da abertura, ao som de "Maria-Fumaça", a música-tema de abertura de "Locomotivas".
Abertura "Locomotivas"  
Abertura: "ti-ti-ti"
Fonte: Guiadasemana



Alusão Histórica                                                                             


A alusão histórica se faz por meio de  seriados e novelas denominados de "de época". Eles são gravados em cenário baseados nas ruas do período em que se passa a trama, os personagens usam roupas e têm um comportamento comum à época, As novelas e seriados trazem também a economia e os conflitos da época. Esses são os fatores que nos remete à época proposta pelo autor. A seguir veremos exemplos:






Sinhá Moça foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e que foi exibida às 18 horas, de 28 de abril a 14 de novembro de 1986, contou com 173 capítulos. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, inspirada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, contava com a colaboração de Edmara Barbosa e direção de Reynaldo Boury e Jayme Monjardim.





Amor e Revolução é uma telenovela brasileira produzida e exibida pelo SBT cuja estreia foi em 5 de abril de 2011.[1] Escrita por Tiago Santiago, com colaboração de Renata Dias Gomes e Miguel Paiva e com direção de Reynaldo BouryLuiz Antônio Piá e Marcus Coqueiro e produção-executiva de Sérgio Madureira.[2] É uma obra representativa na história da teledramaturgia do país por ser a primeira telenovela a ter a ditadura militar brasileira como parte central de seu enredo e a exibir um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo.


A favor do capitalismo                                                                     


A intertextualidade é também usada como meio de atração no mercado. Veremos abaixo exemplos de intertextualidade que busca na referência a alguma programação televisiva aumentar suas vendas.