quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Intertextuali... o quê?

INTERTEXTUALIDADE!!!



Muitos ao se depararem com esse nome nem fazem a mínima ideia do quão essa palavra está presente em sua vida, em cada palavra proferida ou escutada, em cada leitura feita, em cada contemplação de um quadro, filme, comercial ou música. Esperamos que esse blog possa conceituar de forma simples e de fácil compreensão esse, até então , desconhecido termo. Logo você perceberá que a intertextualidade, apesar de não ser um cão, esteve "sempre ao teu lado".



Conceito: 

Intertextualidade como o nome já diz é a relação entre textos, o diálogo entre eles, mas antes de adentrarmos o conceito de intertextualidade é necessário compreender o que é Texto. 

Um texto pode ser escrito ou oral e, em sentido lato, pode ser também não verbal. Sendo assim, podemos considerar como texto: um romance, um filme, um anúncio, uma música. 


Dito isto, voltemos ao tema central: 
A intertextualidade pode ser intencional ou não, implícita ou explícita. Um fator importantíssimo é a "visão de mundo" do receptor. Aqui nos faz necessário, também, pontuar o conceito de "visão de mundo".


"[...]Costuma-se chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão." (wikipedia)


Ou seja, é o conhecimento que o individuo adquire a partir da sua vivência. 

Então, exposto estes conceitos, podemos dizer que intertextualidade é a relação entre textos, sendo esse texto verbal ou não, e que conta com a "visão de mundo" do receptor para ser identificada. Sendo assim, um indivíduo pode perceber um elemento intertextual e o outro não. Tudo depende dos conhecimentos adquiridos. 








A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"

(Albert Einstein)

2 comentários: